‘Winter is coming’ ou 10 sinais de que já é inverno no Rio de Janeiro

winteriscomingOlha, eu moro no Rio. E sei que o inverno ainda não chegou. Mas aqui seguimos um calendário aparentemente muito peculiar. Sim, eu sei que, para vocês, ainda estamos no outono. Mas eu garanto que, aqui no Rio, já é inverno.

Como? Lendo os sinais.

Como saber se já é inverno no Rio? Oras, já é inverno no Rio…

1. Se começou o festival de fondue do Fazendola. (O festival de fondue do Fazendola, obviamente, não acompanha o calendário fixo das estações do ano. Ele começa quando o carioca começa a sentir frio, apenas, o que pode acontecer em março ou em junho – depende).

2.  Se você está dormindo com o ventilador desligado. (A alegação normalmente é “de noite tem dado uma refrescadinha”)

3. Se você já dorme com edredom. (Aquela mantinha fina também entra na categoria “coberta”).

4. Se você sai de casa de bota e/ou galocha. (Quando as sandálias e chinelos e sapatos abertos são deixados de lado, bem, é porque está frio mesmo na cidade).

5. Se começam os festivais de sopas e caldos na cidade. (Comidas quentes, né? Para os dias frios!)

6. Se revistas e jornais já publicam matérias sobre festivais de fondue, sopas e caldos na cidade. (Porque o carioca friorento que padece no inverno carioca precisa saber onde os outros cariocas estão se protegendo do frio de uma forma bem carioca)

7. Se você sai de casa já vestindo casaco (Normalmente o casaco é levado na bolsa apenas nos casos de “pode estar ventando lá” ou “o ar-condicionado do cinema pode estar gelado”)

8. Se está chovendo e as janelas do ônibus estão fechadas porque né, “tá frio”. (Mesmo que fique aquela nhaca danada no coletivo. Sim, carioca confunde chuva com frio)

9. Se 1 em cada 5 pessoas está usando cachecol. (Esse estranho objeto que muitos cidadãos cariocas amam. Ventou? É cachecol no pescoço)

10. Se os termômetros nas ruas marcam 20 graus. (Exato.)

One thought on “‘Winter is coming’ ou 10 sinais de que já é inverno no Rio de Janeiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>